quinta-feira, abril 26, 2007

 

25 de Abril de 1974

O que hoje não passa de um feriado, mais um, e este ano não deu para nenhuma ponte ( que chatice...) foi um dos dias mais importantes da história recente do nosso pais. Uma serie de episódios e acontecimentos que só por méro acaso, alguma sorte e muita coragem resultaram na chamada revolução dos cravos. Uma revolução onde não houve baixas (só mesmo em Portugal...)
Eu, que era muito pequeno, vejo este dia principalmente pela música e pelas imagens como a que estão a ver. "E depois do adeus" deixa-me sempre os pêlos eriçados, "Grandola vila morena" aquele marchar no ínicio deixa-me perturbado. O que mais me espanta nas imagens na capital é o sorriso das pessoas, a felicidade estampada nos rostos, os abraços. No nosso Alentejo, pelo que me contam, foi muito diferente, medo e reclusão em casa, á volta do rádio nessa altura silêncioso.
Olhando á distância parece um feriado como outro qualquer, mas se não tivesse acontecido a blogosfera era uma coisa impensável (e isso é só um pequena merdinha comparado com tudo o que estaríamos a perder). Fiquem bem.


Comments:
Eu não era nascido. Nem pensado. Mas meu pai que era analfabeto e dava isso como desculpa para tudo o que não percebia, e ainda hoje não percebo porquê, ensinou desde que me lembro dizendo mais ou menos por estas palavras:"hoje filho podes dizer o que quiseres, ser quem quiseres, e isso devemos aos capitães e Abril", "Nunca deixes que este feriado seja mais um, este não é um feriado, mas sim o nosso FERIADO, Feriado da Ditadura". Abraço
 
idem
 
Apenas evoco um ícone mártir Alentejano , no combate à ditadura , que agora tão poucas vezes se fala ...

" Catarina Eufémia " .

Assassinada a sangue frio , por um cão de fila da GNR .

Votos de um óptimo fim de semana .

" Não há machado que corte a raiz ao pensamento " .
 
És um " Blog Amizade " , Visita a minha página .
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Nome:
Localização: Beja, Alentejo, Portugal
Se tiverem tempo passem por aqui:
saudades
<