quinta-feira, setembro 14, 2006

 

A alvorada

Deu meia volta á chave e desligou o jipe. São 6 horas e 55 minutos da manhã. A praia deserta, ligeriamente disfarçada pela leve nebelina matinal, está deslumbrante como sempre. Sem olhar, sentiu a porta do lado a fechar. Descalçou-se e pôs os pés com suavidade no alcatrão. Seguiu-a pelo caminho de pedra que os levava até ao areal. No verão fazia o passeio descalço, gostava de sentir a areia seca, fria nos pés para depois lentamente e, passo após passo, senti-la mais húmida e tépida junto da espuma das ondas . Estamos no final do Verão e já sentia uma brisa fresca a acariciar-lhe a pele. Fazia o passeio só de tanga, ao contrario dela que trazia uma bata azul escura, de manga á cava e um pouco acima dos joelhos. Ela sorria quando olhava para ele - depois de velho, pensas que alguem vai olhar para ti - dizia com ternura. Mas tinha razão, a meia idade levou quase todo o seu cabelo, restando uma moldura deles por cima das orelhas e do pescoço, pelo contrário os pêlos do peito e das costas nunca estiveram em tão grande número. O abdomen volumoso completava a fisionomia, só sublinhada pelo bigode farfalhudo que outrora, motivo de orgulho, se apresentava negro, e agora tinha adquirido um tom prateado.
Faz mais ou menos 15 anos que a cena se repete, era a unica rotina que tinha depois da reforma. O passeio matinal na praia, só os dois. Ao principio movia-os um sentimento romântico e amoroso, mas passados tantos anos a paixão desapareceu, o amor forte e carnal vai-se sucumbindo com o dia-a-dia do casal, o casamento não é só amor, nem só sexo e amizade como diz Maria Bethânia. Conhecia-lhe cada ruga, cada imperfeição, cada sinal que os anos lhe ofertaram. Tinha consciência da forma do seu corpo, modificada pelos filhos que gerou. Olhando para ela, ligeiramente curvada sobre si mesmo, as varizes como se fossem pequenas raizes azuis a trepar pelas suas pernas e o ridiculo chapeu de palha de ába larga é dificil pensar no desejo.
Mas se olhar-mos para a nossa mão, tambem não sentimos desejo por ela, tambem não podemos dizer que amamos a nossa mão... mas não conseguimos sequer imaginar um dia da nossa vida sem ela. Acelerou o passo e foi tomar o seu lugar...ao lado da mulher da sua vida.

Comments:
Espectacular! Adorei ler este artigo muito bem escrito. Consigo sentir as emoções que o personagem sentiu. Muito, muito bonito este episódio existencial da vida de um dia de todos nós também, um dia...
Um Abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Nome:
Localização: Beja, Alentejo, Portugal
Se tiverem tempo passem por aqui:
saudades
<