sábado, agosto 19, 2006

 

O que pensar das pessoas??

Há uns dias fomos confrontados com a noticia que Gunter Grass foi um agente das SS alemãs, umas tropas especiais do 3º reich nazi.
Nada de importância tão elevada que mereça ser analizado no meu blog. Mas, afinal...
Gunter Grass é um premio nobel da literatura, lido por milhares de messoas em todo o mundo e ainda, quando esse senhor emite uma opinião sobre um assunto, ela é normalmente respeitada. Ora esse senhor é, ou era, o moralista da Alemanhã, criticando todo e todos da falta de memoria do estado alemão em relação ao periodo negro que foi o nazismo. Agora é o proprio a admitir a sua falta de coragem em assumir durante decadas que fez parte desse periodo negro, e desempenhando um papel importante, pois pertencia á tropa de elite do hitler (de proposito escrito com minúsculas) para a qual ele se voluntariou.
E agora... continuamos "todos" a admirar o escritor, e as suas opiniões escritas enquanto desprezamos aquilo que ele é (ou foi), ou podemos separar, claramente o escritor da pessoa que escreveu os textos e os livros, que não raramente falam dos horrores cometidos, na 2ª guerra mundial.
Seremos nós, povo, induzidos nas palavras, produzidas por pessoas que não partilham da opinião por eles proprios formada? (pareceu confuso,não foi?)
Se é normal, então, não nos parecia mal se Saramago afinal simpatizasse com o CDS, se Alvaro Cunhal admirasse o capitalismo, ou se o Papa fosse ateu, ou se Bin Laden sonhasse com um estilo de vida americano, etc.
Mais grave que isso, esta noticia foi conhecida dias antes do lançamento do seu novo livro, AS SUAS MEMÓRIAS. Esteve décadas a guardar segredo, do seu passado vergonhoso(?), e agora é que sai essa noticia. Não parece jogada publicitária?
O Nobel ninguem lhe tira, o mérito de ter escrito os romançes e ensaios tambem não, mas a sua credibilidade ficou seriamente abalada.

Comments:
Não quero defender O Grass (aliás gosto tanto do que ele escreve quanto gosto do que escreve o Saramago, ou seja, nada!). Só quero esclarecer que as SS eram um corpo muito vasto. Dizer-se que se pertenceu às SS pode querer dizer que se foi um assassino ou um dos melhores soldados que o Mundo já viu. Depende de que Divisão SS o Grass fala. Porque se houve os Einsatzgruppen (assassinos a tempo inteiro) e os TotenKopf (que gaurdavam e geriam os campos de Concentração e de Extermínio) também houve as Waffen SS ou SS de combate que mais não eram do que tropas especiais de elite cuja função era a de um soldado, ou seja, matar o inimigo fardado, não o inocente civil. O actual Papa também pertenceu ao grupo do III Reich, mas em que unidade? Não podemos partir do princípio que todos os SS foram assassinos, seria generalizar abusivamente. O que é estranho foi o Grass se ter calado, aí sim! Dá mesmo para desconfiar. Se nada tinha a temer porque calou?
Um abraço.
 
Eu não disse que o sr era um assassino ou coisa parecida. Os factos descritos passaram-se tinha o sr mais ou menos 20 anos. Os erros da joventude, embora acompanhem a pessoa durante toda a vida, não podem ser determinantes para analisar a sua personalidade, passados que estão mais de cinquenta anos. Mas, na minha openião, o primeiro passo para o arrependimento é assumir o erro. Obrigado pela visita. Um abraço
 
desse grass e do ss não pesco nada e nem faço mta kestão de saber (dedico-me mais a outras áreas temáticas), keria apenas desejar-te uma fantásticas férias a ti e à tua famelga toda, primeiro verão da pikena é sp uma excitação.bejos e abraços, divirtaammmm-sseeeee!!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Nome:
Localização: Beja, Alentejo, Portugal
Se tiverem tempo passem por aqui:
saudades
<