quarta-feira, maio 10, 2006

 

Desabafo

O que levará uma pessoa a fazer juizos de valor de outra pessoa?
Será que pensa que a sua opinião, acerca de um determinado comportamento, é mais válida, mais justa e mais correcta que as outras?Pode ser sobre uma coisa insignificante, mas qualquer afirmação torna-se prejurativa e maldosa. Por ex.:
- Facto: Estava uma temperatura agradavel (Maio, 28º)
- Facto: estava uma senhora com uma blusa de alsas.
- Facto: A senhora não apresentava sinais de frio.
- Facto: Em Julho faz 45º.
- Afirmação: Já ví hoje uma senhora de manga á cava, não está tempo para isso...Quando chegar a julho... andará nua???
Analisando friamente( uma expressão literária, não um juizo de valor), a senhora tem o direito de andar como lhe apetecer (menos nua, pois era considerado um atentado ao pudor). Se lhe apetecia andar assim qual era o problema? não estava a prejudicar ninguem. A tolerância ao calor difere de pessoa para pessoa e quando chegar julho logo se verá...
Então ...porque a afirmação "não está tempo para andar assim"? Será inveja de não poder ou não ter autorização para andar assim? ou medo de ouvir a propria afirmação que proferiu, se vestir uma blusa com as mesmas caracteristicas?? Será por não ter mais nada para dizer ou fazer, ou por simples maldade?
Porque será que eu proprio estou a produzir juizos de valor se não conheço todos os dados?? será mais forte que nós?? e se conhece-se os dados, tinha o direito de os produzir?

Hoje apeteceu-me calçar umas sandálias mas depois optei por uns sapatos pensei...Atão quando chegar Agosto andas descalço, não...

Comments:
eheheeh, se pensarmos que na nossa cidade xegaremos aos 40 e tais graus é verdadeiramente explicavel que façamos esse género de juizos, eu própria deparei-me hoje a olhar para os pés do pessoal e pensar "se já andam de xinelos, o que calçarão em pleno verão?!".bjs pá trugia.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Nome:
Localização: Beja, Alentejo, Portugal
Se tiverem tempo passem por aqui:
saudades
<