terça-feira, janeiro 30, 2007

 
BRILHANTE

Gato Fedorento - Assim não

domingo, janeiro 28, 2007

 

Praia da Nazaré 1967...

Ainda hoje me lembrei de ti, Barbosa!
A olhar para mim, como se não existisse mais ninguém na praia. O meu Arlindo nunca me olhava assim. Esperavas sempre á beira-mar que eu saísse da àgua, e plantado no areal da praia da Nazaré, com as calças castanhas pregueadas, arregaçadas até um pouco abaixo do joelho, com os caracóis grisalhos teimando em sair debaixo do barrete. Um lingrinhas, de braços fininhos e ancas estreitas. E eu que nunca gostei de homens lingrinhas. Foi isso que me agradou logo no meu Arlindo, mãos grandes, braços fortes, alto, de pescoço grosso… mas não me olhava como tu me olhavas. Estavas sempre a sorrir para mim, ás vezes punhas a mão no bolso e rias descaradamente, e eu, envergonhada, desviava o olhar para a minha mão esquerda e lembrava-me do meu Arlindo, e olhava se alguém reparava no teu deboche, mas não, tu sabias exactamente quando o fazer.
Até que um dia estavas muito sério, com um ar altivo, e quando eu passei por ti, disseste-me:
- És linda, és a mais linda.
Quando me lembro ainda sinto o fogo na cara, o coração na garganta e o nó no estômago, como se tivesse sido ainda há pouco.
Olhei para o lado para ver se alguém tinha presenciado a tua falta de respeito para com uma senhora casada, sim, tu sabias que eu era casada, e vias-me com os meus filhos, mas tu Barbosa tinhas tudo controlado e continuaste, olhando em frente, fingindo que olhavas para o mar:
- Tu és a mais linda.
Olhei para o chão envergonhada, e tentei esquecer-te Barbosa.
- Tenho umas coisas a tratar em Coimbra, - disse-me o meu Arlindo - em Setembro, vais com os miúdos e com a minha mãe passar a época de banhos para a Nazaré, a Mariana vai também para te ajudar com as crianças, assim como assim a sopeira não fica cá a fazer nada em Lisboa, e eu vou lá passar os fins-de-semana. Já aluguei a casa ao comendador Silveira, está tudo tratado – o meu Arlindo planeava tudo muito bem.
Naquele dia a mãe quis ir tomar chá com umas amigas, e eu fui auxiliá-la a atravessar o areal. Os miúdos tinham ficado com a Mariana junto á água, a construir castelos e palácios e a imaginar princesas á espera do príncipe encantado, enquanto as ondas da maré baixa hesitavam em desfazer as obras e os sonhos.
Quando regressava ao areal só senti um puxão para dentro de uma das barracas de riscas coloridas. Uma voz a sussurrar-me ao ouvido – És linda – e eu, embriagada com estas palavras, ou seria do cheiro a mar dos teus cabelos, só tentava respirar fundo, o medo deu lugar ao pânico e depois ao desespero. – Deixa-te estar - . Quem havia de dizer que um lingrinhas tinha tanta força, tanta paixão. E eu parada, sem gritar, com vontade que o tempo parasse. – Serei teu para sempre - Sem pensar, virei-me e beijei-te, ficas-te tão surpreendido, como eu fiquei com o sabor da tua pele. Entreguei-me a ti como nunca tinha feito com o meu Arlindo, sem medos nem vergonhas, sem responsabilidades nem pudores. As mãos, os lábios, o suor e a saliva, num turbilhão de emoções uma espiral que só terminou quando, exausto, pousaste o teu corpo sobre o meu.
Ainda hoje me lembrei de ti Barbosa, do teu olhar, da tua respiração, das vozes a passarem no exterior da barraca, das tuas mãos nas minhas coxas. Aquela tarde já desapareceu há 40 anos, O Arlindo tambem já lá está, que Deus lhe tenha a alma em descanço. E eu continuo a odiar-me, por nunca ter voltado á Nazaré, e por continuar a lembrar-me de ti Barbosa.
Nunca mais deixas-te de ser meu.

sábado, janeiro 27, 2007

 

A visita do Sr Primeiro Ministro Engº José Sócrates a Beja

Tomei conhecimento desta visita de dois dias a começar hoje, dia 27/01/2007 agora mesmo, (1.15 da madrugada). Se o senhor fosse ver a renda da 5ª saia da D. Genoveva da Praia da Nazaré sabiamos com muito mais tempo de antecedencia, a TV não teria parado de falar na visita, na 5ª saia e nas restantes 6, tal como do lenço, das chinelas etc..
Assim, o senhor "só" vem lançar a 1ª pedra do aeroporto civil do Alentejo...nada de importante, para uma região desertificada, abandonada pelo poder politico e económico.
Como os Portugueses não vão ligar nenhum a esta obra (tal como aconteceu com o Alqueva) talvez os Espanhóis saibam o que fazer com tamanha infra-estrutura e aproveita-la em beneficio próprio (tal como fizeram com o Alqueva), pelomenos o Alentejo vai parecer menos abandonado. E, quem sabe se não teremos viagens mais baratas para Barcelona e Bibau, "CONHÓ".
Bom, o Homem vem cá, já é um passo para acreditar-mos que o aeroporto sempre fica em Beja e que não vai ser rebocado para Evora, como foi quase tudo o que é importante, nas últimas décadas.
Divirta-se Sr 1º Ministro, mas devia ter vindo á 5ª feira, a noite de sábado nem sempre é a mais divertida

quarta-feira, janeiro 24, 2007

 
A noite dos Oscars

Está a chegar a noite magica dos oscars, o brilho, as lantejoulas, o botox... mas a verdade é que são premiados sempre bons filme e excelentes interpretações. Quando falo em oscars lembro-me sempre de "Africa minha" ( Meryl Streep está outra vez nomeada, mas acho que quem vai ganhar é a atriz que desempenha o papel de Isabel II). Uma das surpressas foi este "Á procura da felicidade" Will smith (nomeado para melhor acto, mas com poucas hipoteses) acompanhado pelo seu filho num filme poderoso, sobre as angustias de um pai na responsabilidade da educação de um filho (boa sr sargento). A não perder. Um abraço.

domingo, janeiro 21, 2007

 

Justiça filha da puta


É muito raro, neste blog, o uso de palavrões, mas neste caso abri uma exepção mesmo no titulo. O caso é simples:
O homem da imagem (imagem "roubada" num site da web, as minhas desculpas) e a sua esposa, cuida e educa de uma criança desde os 3 meses de idade, actualmente tem 5 anos. Os tribunais resolveram devolver a criança ao pai biologico. O pai de criação (que por acaso é GNR) resolve, e bem digo eu, não acatar a ordem do tribunal e num acto de verdadeiro amor paternal resolve "raptar" a criança que lhe chama pai. O tribunal condena-o a 6 anos de prisão.
Ora vamos lá começar:
- Não, o Sargento não violou, nem drogou, nem maltratou a criança.
- Se o pai biológico se preocupasse com a criança não a tinham entregue a um casal de acolhimento, eu falo por mim, mais facilmente eu por descuido amputava a minha perna enquanto me barbeava, que deixava levar um filho meu para uma familia da acolhimento.
- Se o pai biologico se sentisse Pai então nessa altura tinha ele próprio fugido com a criança.
-Onde e como estaria a criança se não estivesse aos cuidados da familia de acolhimento?
- Etc, Etc e Etc.

Será que podemos confiar nos tribunais, como confiaram os "pais de acolhimento" de, salvo erro, Viseu, que depois de uma ordem judicial se despediram do SEU filho e dias depois a criança deu entrada no hospital, já morto, maltratado, abusado, queimado..., Quantas vezes depois disso não terá aquele homem pensado que, tambem ele, devia ter raptado o menino e que assim ainda hoje estaria vivo.
A justiça neste caso é cega e amnésica.
Peço desculpa aos pais biológicos mas não consigo simpatizar minimamente com eles.
Tambem peço desculpa aos juizes mas , não sei se é da idade, cada vez me emociono mais com "pequenas coisas".
Ao Sargento Luis Gomes queria expressar o meu apoio e a minha admiração, como Pai e Homem.

Façam mais, neste caso em particular prefiro, em vez de comentarem que vão aos proximos sites e contestem.

http://www.petitiononline.com/gomes5/petition.html


Primeiro ministro: pm@pm.gov.pt
Presidência da Republica: belem@presidencia.pt
Tribunal constitucional: tribunal@tribconstitucional.pt

terça-feira, janeiro 16, 2007

 

Mais uma serie...


Não é só mais uma serie, é um caso sério de qualidade. Ganhou ontem um globo de ouro em LA (tal como as minhas outras series preferidas: anatomia de grey e Dr House). Só um senão... Tenho de aturar esta maratona de telenovelas, de histórias de faca e alguidar. Se isto não começa dentro de pouco tempo ainda espeto uma faca no baço. Bolas que as novelas são piores que uma dor de dentes.
Só mais uma informação: nos EUA já vão na 4ª temporada, e como podem ver a 3ª já está em dvd.
E a proxima temporada de "Perdidos" está aí a rebentar, PUM.
E tudo isto sempre perto da 1 da madrugada, Dasss!

 
John Legend - Save Room

Aqui esta o exemplo que há homens que tem tudo e não se decidem, ou têm azar (não, não podemos falar em azar).
Vai dedicado direitinho a um Amigooooouuuu, que não conhecia nem o gajo nem o video. Abraço

domingo, janeiro 14, 2007

 

Vitor Hugo, Mais um poema de uma vida

Desejo primeiro que você ame,
E que amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer.
E que esquecendo, não guarde mágoa.
Desejo, pois, que não seja assim,
Mas se for, saiba ser sem desesperar.
Desejo também que tenha amigos,
Que mesmo maus e inconseqüentes,
Sejam corajosos e fiéis,
E que pelo menos num deles
Você possa confiar sem duvidar.
E porque a vida é assim,
Desejo ainda que você tenha inimigos.
Nem muitos, nem poucos,
Mas na medida exata para que, algumas vezes,
Você se interpele a respeito
De suas próprias certezas.
E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo,
Para que você não se sinta demasiado seguro.
Desejo depois que você seja útil,
Mas não insubstituível.
E que nos maus momentos,
Quando não restar mais nada,
Essa utilidade seja suficiente para manter você de pé.
Desejo ainda que você seja tolerante,
Não com os que erram pouco, porque isso é fácil,
Mas com os que erram muito e irremediavelmente,
E que fazendo bom uso dessa tolerância,
Você sirva de exemplo aos outros.
Desejo que você, sendo jovem,
Não amadureça depressa demais,
E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer
E que sendo velho, não se dedique ao desespero.
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e
É preciso deixar que eles escorram por entre nós.
Desejo por sinal que você seja triste,
Não o ano todo, mas apenas um dia.
Mas que nesse dia descubra
Que o riso diário é bom,
O riso habitual é insosso e o riso constante é insano.
Desejo que você descubra ,
Com o máximo de urgência,
Acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos,
Injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta.
Desejo ainda que você afague um gato,
Alimente um cuco e ouça o joão-de-barro
Erguer triunfante o seu canto matinal
Porque, assim, você sesentirá bem por nada.
Desejo também que você plante uma semente,
Por mais minúscula que seja,
E acompanhe o seu crescimento,
Para que você saiba de quantas
Muitas vidas é feita uma árvore.
Desejo que você tenha dinheiro,
Porque é preciso ser prático.
Eque pelo menos uma vez por ano
Coloque um pouco dele
Na sua frente e diga `Isso é meu`,
Só para que fique bem claro quem é o dono dequem.
Desejo também que nenhum de seus afetos morra,
Por ele e por você,
Mas que se morrer, você possa chorar
Sem se lamentar esofrer sem se culpar.
Desejo por fim que você sendo homem,
Tenha uma boa mulher,
E que sendo mulher,
Tenha um bom homem
Eque se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes,
E quando estiverem exaustos e sorridentes,
Ainda haja amor para recomeçar.
E se tudo isso acontecer,
Não tenho mais nada a te desejar.

sábado, janeiro 13, 2007

 

Pouca vergonha

Foram registado 19 (??) movimentos contra e a favor do aborto. Sem entrar em politiquices (que é sempre dificil), não acham isto vergonhoso? ou se é a favor ou se é contra, então e os nomes... Guarda a vida, da cidade da Guarda, Algarve pela vida, Eu digo sim, Não obrigado, não há paciencia para tanta falta de inteligência.
Ainda por cima não ouvi um argumento válido e coerente nem de um lado da barricada nem do outro. Só demonstra o pais provinciano e a tender para o estúpido que nos estamos a tornar. Não demora muito e a floribela e a estrelinha vão andar de cartazes no ar, e a dar entrevistas a dizer coisas "tipo inteligentes":
- eu não faço abortos porque polui os rios.
Ou ainda.
- Quando engravidar vou abortar para depois "adaptar" um chinesinho ou um pretinho.
ou outra:
- eu não faço abortos, mas faço sempre a digestão.
Ponto final, não digo mais nada.

segunda-feira, janeiro 08, 2007

 

Parque da cidade 2


Será que existe alguem que me explique o que se pretende com esta construção no nosso parque que é constituido por um "Stonendge" lusitano com escritos em arabe(?) e sem tradução ou explicação. Não consigo entender a finalidade ou o sentido estético da coisa mas adoraria saber responder ao meu filho quando me pergunta "Pai, que paredes são estas? o que diz aí ?

 

O nosso parque da cidade.


Já algum tempo que queria escrever sobre este espaço que é a melhor mancha verde da nossa cidade. Sinceramente, quando iniciou o projecto Polis, fiquei desconfiado com a praça da republica, o jardim bacalhau, e não me enganei nem um pouco. No entanto o que anteriormente eram umas hortas e campo baldio transformou-se num espaço agradavel, verde, ideal para passear, praticar desporto ou simplesmente descançar. Agora só falta a educação dos utilizadores evoluir, como evoluiu o espaço que os rodeia. A CM bem tenta, criou um espaço chamado "canodromo" para os cães poderem livremente correr e saltar sem correrem o risco de serem atropelados ou de atropelarem alguem, mas os donos acham que o melhor sitio para os canitos CAGAREM é nos bancos de areia das crianças. tambem inventaram uma sinalética especial:
mas mesmo assim não tiveram sucesso. Continuamos a ser confrontados com os presentes na relva, tornando o acto de nos sentarmos, uma veradeira aventura. Se criticamos a TV por mostrar muita porcaria, se olharmos com atenção podemos ver, principalmente nas series americanas ou filmes franceses o pessoal a curtir os raios de sol ou as sombras nos jardins, sentados a ler a almoçar, a namorar, etc. e os animais de estimação sempre pela coleira. A ultima construção no parque para tentar debelar este problema foi a construção de um WC para os animais . Com instruções, sacos de plático e tudo. Pouco tempo depois de tirar esta foto vi um senhor, sem cão passar por o recipiente e retirar uma serie de sacos, talvez porque necessitava de sacos para guardar rebuçados etc. Vamos aos poucos, mas temos que ir para não sermos os matarruanos da europa.
Já agora os sacos são para os "poios", pois o cão que se segue tem o direito de encontrar o wc limpo. Regra que tambem se aplica aos donos quando usam um wc publico.

 
UM ANO MARAVILHOSO
PARA TODOS VOCÊS
PS: Desculpem o atraso. Um abraço

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Nome:
Localização: Beja, Alentejo, Portugal
Se tiverem tempo passem por aqui:
saudades
<