sábado, agosto 19, 2006

 

O que pensar das pessoas??

Há uns dias fomos confrontados com a noticia que Gunter Grass foi um agente das SS alemãs, umas tropas especiais do 3º reich nazi.
Nada de importância tão elevada que mereça ser analizado no meu blog. Mas, afinal...
Gunter Grass é um premio nobel da literatura, lido por milhares de messoas em todo o mundo e ainda, quando esse senhor emite uma opinião sobre um assunto, ela é normalmente respeitada. Ora esse senhor é, ou era, o moralista da Alemanhã, criticando todo e todos da falta de memoria do estado alemão em relação ao periodo negro que foi o nazismo. Agora é o proprio a admitir a sua falta de coragem em assumir durante decadas que fez parte desse periodo negro, e desempenhando um papel importante, pois pertencia á tropa de elite do hitler (de proposito escrito com minúsculas) para a qual ele se voluntariou.
E agora... continuamos "todos" a admirar o escritor, e as suas opiniões escritas enquanto desprezamos aquilo que ele é (ou foi), ou podemos separar, claramente o escritor da pessoa que escreveu os textos e os livros, que não raramente falam dos horrores cometidos, na 2ª guerra mundial.
Seremos nós, povo, induzidos nas palavras, produzidas por pessoas que não partilham da opinião por eles proprios formada? (pareceu confuso,não foi?)
Se é normal, então, não nos parecia mal se Saramago afinal simpatizasse com o CDS, se Alvaro Cunhal admirasse o capitalismo, ou se o Papa fosse ateu, ou se Bin Laden sonhasse com um estilo de vida americano, etc.
Mais grave que isso, esta noticia foi conhecida dias antes do lançamento do seu novo livro, AS SUAS MEMÓRIAS. Esteve décadas a guardar segredo, do seu passado vergonhoso(?), e agora é que sai essa noticia. Não parece jogada publicitária?
O Nobel ninguem lhe tira, o mérito de ter escrito os romançes e ensaios tambem não, mas a sua credibilidade ficou seriamente abalada.

quinta-feira, agosto 17, 2006

 
COOL FORIEGN COMMERCIAL WITH GEORGE CLOONEY

Este é para todos os visitantes do sexo feminino, mas especialmente para a Vanda...como prometido.
Como vêm... falta sempre qualquer coisa.

 

Vou descançar

Já faz algum tempo que aqui não escrevia nada. Não foi malandrice.
Simplesmente... por mais que tentasse só me saíam textos sobre a crueldade da guerra, as injustiças do mundo, ou pior ainda, sobre a inveja de não estar de férias.
Limitei-me assim a passear pelos vossos blogs, e por isso o meu obrigado. Podem-lhe chamar inspiração, mas a verdade é que tenho umas quantas histórias aí a rebentar, por isso voltem sempre.
Chove lá fora. Como é possivel se estamos no Alentejo e é Agosto. Cheira a terra molhada, a natureza e a frescura, a minha mãe sempre me disse que não se podia dizer que se gostava do cheiro da terra molhada. Não sei a justificação, mas tenho respeitado esta "censura materna". Não está mesmo tempo para nada...

Hoje não vou escrever
não me apetece pensar
não me está a dar para rir,
nem sequer para chorar
hoje vou ficar deitado
vou dormir, vou descançar
-
Nem que haja um sismo
ou posso ter ganho a lotaria
pode até haver uma festa
ou a carteira estar vazia
hoje vou ficar deitado
vou dormir vou descançar.
-
Assinaram um tratado de paz
rebentou outra guerra mundial
posso ter bilhetes para o cinema
ou os U2 a tocarem no meu quintal
hoje vou ficar deitado
vou dormir, vou descançar.
-
Não me preocupo com a seca
vou deixar de fumar
não quero saber das horas
não vou trabalhar
hoje vou ficar deitado
vou dormir vou descançar.
-
Lá fora faz tanto frio
aqui só preciso respirar
ninguem nota a minha ausência
e o mundo continua a girar
hoje vou ficar deitado
vou dormir, vou descançar
-
Inverno 1995

quinta-feira, agosto 03, 2006

 

"GRANDA SOM"


unforgetable fire u2


Que é para mim a melhor banda do mundo, eu não tenho dúvidas... se é a melhor musica...?
É de certeza uma das que me fazem viajar para bem longe quando tenho problemas, e uma das que eu oiço quando estou muito feliz. São muitas as situações em que nós se apoiamos nas nossas músicas preferidas. Se tivessemos acesso á banda sonora das vidas que nos rodeiam, certamente que a nosso dia-a-dia em sociedade era mais fácil.
Os seres humanos têm esta particularidade de gostarem de música, (conheço alguns, poucos felizmente, "palonços" que não gostam). Sendo assim, para a maior parte dos problemas, bastava fechar os olhos, ouvir os acordes, sentir a batida e ...pronto, o que poderá correr mal. Neste mundo assolado por guerras (umas mais publicitadas que outras), por fome, e outras tristezas, fazia falta mais musica, mais U2, mais Bono Vox. Baixem o som do computador ou ponham no maximo, conforme o estado de espirito, puxem o cursos para cima e... Para todos voçês U2

terça-feira, agosto 01, 2006

 

O Casamento

Hoje já é segunda-feira (ou melhor terça). O casamento foi há dois dias e já o posso analizar mais friamente. FOI ESPETACULAR.
Aqui vai uma das milhentas fotos que tiramos, talvez a melhor:

Não sei de quem é o penteado (mas desconfio!), tá LINDA.
Existem algumas modificações em relação ao casamento tradicional, por exemplo, as nossas fotos são mais giras que as dos profissionais contratados para realizar essa tarefa, e continuamos a tirar fotos mesmo depois do casamanto ter terminado...o que é fabuloso, só que ninguem sabia quando terminar de tirar fotos... e depois terminou a batería.
Outra coisa... foi o casamento, que eu me lembro, com menos "toques nos copos", para quem não sabe... quando um burgesso se lembra de bater com o garfo no copo, todos os outro convidados começam a bater com o garfo no copo e só param de bater com o garfo no copo quando os noivos derem um beijo. Ora, por vezes depois dos noivos continuam a bater com os garfos nos copos e gritam pelos pais do noivo, depois pelos pais da noiva, depois pelos padrinhos e respectivos companheiros, depois pelo nome da vizinha do 3º esquerdo, and so on, and so on...Não sei qual é o interesse em estarmos no meio do jantar, ouvirmos bater o garfo no copo e ao mesmo tempo gritar o nosso nome, levantar, de boca cheia, beijar a nossa mais-que-tudo, e contnuamos como se nada se tivesse passado. Portanto, L. e S. os meus parabêns. Quem será o proximo???


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Nome:
Localização: Beja, Alentejo, Portugal
Se tiverem tempo passem por aqui:
saudades
<